Por G1 São Carlos e Araraquara
24/07/2018 20h12
Consórcio de máquinas agrícolas cresce 34% em três anos
Agricultores estão escolhendo cada vez mais o consórcio para a aquisição de maquinário agrícola. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, essa modalidade de financiamento cresceu 34% nos últimos três anos.
O agricultor de Matão (SP) Gustavo Candalaft optou pelo consórcio para trocar o seu trator, após pesquisar as opções.
“Você paga uma taxa mensal por mês e não pode mexer. Ée como se fosse uma poupança e quando você é sorteado tem até uma vantagem de eles pegarem o trator usado nosso no negócio e fugir da taxa de banco que está um pouco alta”, afirmou.
Entre 2015 e 2018, em torno de 93 mil produtores rurais fizeram um consórcio. Para acompanhar essa tendência de mercado, uma fábrica de máquinas e equipamentos agrícolas de Matão decidiu, recentemente, oferecer este tipo de financiamento.
“A nossa meta é termos uma parte das vendas mensais feitas por meio do consórcio. Para o primeiro ano esse número já seria de 10%”, disse o diretor comercial Luiz Tambor.
Para se adaptar à clientela, o consórcio agrícola tem algumas diferenças em relação aos consórcios de casa ou veículos, entre elas a aceitação de maquinários usados como lance.
Fonte: Indústrias investem em consórcio para alavancar vendas de maquinários agrícolas, disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2018/07/24/concessionarias-e-industrias-investem-em-consorcio-para-alavancar-vendas-de-maquinarios-agricolas.ghtml. Acesso em 01/08/2018